Vendas diretas e multicanais podem coexistir?

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Os canais de venda adotados pelas empresas estão em mutação constante. Existem empresas que trabalham com vendas diretas, outras com o varejo tradicional e ainda as que optam pelo multicanal. E todas essas formas funcionam muito bem de acordo com cada perfil. Mas será que algum desses canais é melhor que os demais?

A complexidade do assunto aumentou ainda mais nos últimos anos, quando ficou popular o comércio online. Essa nova forma de relação com o consumidor chegou para revolucionar os canais de venda, pois consegue aliar a personalização das vendas diretas com a liberdade das vendas no varejo. Então, seria essa a melhor opção?

Mais uma vez não podemos chegar a uma conclusão definitiva, pois existem empresas fazendo sucesso através da utilização de diferentes canais de venda. Veremos neste artigo um pouco sobre cada um dos principais canais adotados e como você pode tirar o melhor deles!

Vendas diretas e varejo tradicional

Vamos iniciar falando um pouco a respeito dos dois canais de venda mais tradicionais: as vendas diretas e o varejo tradicional.

O varejo tradicional é a forma de venda mais clássica e primitiva, em que o consumidor é convidado a ir até o ponto de venda – ou até o site da loja – e escolhe os seus produtos de acordo com suas necessidades. Apesar de contar com atendentes que auxiliam o consumidor em sua compra, esse tipo de canal é bastante impessoal e deixa a maior parte da decisão nas mãos do cliente.

Porém, identificando a tendência de aumento nas vendas quando o consumidor recebe um atendimento personalizado e é valorizado pela marca, as empresas passaram a investir na venda direta. Esse canal de venda aposta no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.

Um grande exemplo para ilustrar a situação é a venda direta de cosméticos feito por revendedoras, por marcas como Avon, Natura e Mary Kay. Ao comprar sempre com a mesma revendedora – que muitas vezes é uma amiga próxima ou uma parente – você recebe um atendimento personalizado, com indicações de produtos com o seu perfil e dicas de uso. É um serviço muito mais completo do que simplesmente ir a uma loja e comprar um batom novo.

A realidade do multicanal

Mesmo as empresas que apostaram durante muito tempo apenas na venda direta estão percebendo a necessidade de adoção do multicanal, que nada mais é do que a adoção de mais de um canal de venda diferente. Imagine que a mesma cliente do exemplo anterior, que comprou através da venda direta, esteja com pouco tempo para agendar um atendimento e deseje apenas comprar um produto idêntico ao que está usando. Seria muito mais simples se a marca também oferecesse a opção de compra pela internet, feita de forma rápida e simples, não é?

É por conta disso que o multicanal já é uma realidade. Cada vez mais, o consumidor quer ter controle da situação e comprar de acordo com o que lhe é mais conveniente. E, com tantas opções no mercado, não dar ouvidos aos consumidores pode ser um erro fatal.

O futuro é o omnicanal

O omnicanal é muito semelhante ao multicanal, com a diferença de que busca integrar as informações do consumidor para que ele seja reconhecido como único, independente do canal que esteja utilizando para fazer sua compra. Isso quer dizer que, seja através da loja física, do site da empresa ou da venda direta com um revendedor, você receberá indicações, promoções e oportunidades exclusivas de acordo com o seu perfil.

Isso tudo cria um laço entre a marca e o consumidor, que passa a encarar toda a relação não só como uma compra, mas como um relacionamento. Fazer com que o cliente sinta-se único, independente do canal de venda escolhido, deve ser o grande objetivo das empresas para destacar-se frente aos concorrentes.

Qual canal de venda você está utilizando em sua empresa? Já havia pensado sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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